Susep quer Corretor na elaboração de produtos

susep-quer-corretor-nossaseg
Fonte: cqcs.com.br

Parecia somente um encontro, mas foi uma manhã de revelação de planos e projetos já em andamento, que Roberto Westenberger, Superintendente da Susep, revelou aos jornalistas da mídia especializada em um bate papo direto e pessoal.

Esse encontro foi o sinônimo da reabertura da comunicação direta com a imprensa. “O bate papo de hoje é a demonstração de que a Susep valoriza e considera fundamental o contato com a imprensa”, enfatiza Westenberger.

Um dos projetos citados foi a criação do “Laboratório de Produtos”, uma junção de profissionais de várias vertentes do Mercado Segurador, que discutirão produtos com seus detalhes, objetivos e capacidades de atender o consumidor final. “Com isso a Susep induz a criação de novos produtos, saindo um pouco da passividade, esperando essa ação somente das seguradoras. O mecanismo rotineiro continuará, mas o Laboratório de Produtos terá esse papel com as seguradoras.”

E ele ressaltou que o Corretor de Seguros terá presença obrigatória nesse Laboratório de Produtos. “A Susep não consegue conceber o Mercado de Seguros sem a atuação do Corretor de Seguros, porque é indispensável desde que agregue valor na negociação. Tanto que nesse laboratório, cada mesa será encarregada das experiências necessárias para fazer acontecer determinados produtos, e em cada uma será obrigatória a participação do Corretor, nessa hora ele será convidado a integrar a mesa de criação do produto para discutir se será do tipo A ou B, se dará certo, se será consumido, como será levado ao público.”

É por isso que Westenberger frisa que esse trabalho será do Mercado Segurador como um todo. “É um trabalho em conjunto com Susep, Seguradoras, Corretoras, Senacon, que trará a visão no atacado do produto. A composição da mesa será aquela que assegure o melhor desenvolvimento possível daquela ideia.”

Além da criação do Laboratório, o Superintendente também revelou que há em desenvolvimento o Projeto de Modernização para a captação de informações. “Esse projeto institui comunicação em tempo real com as empresas reguladas, com o objetivo de ter a capacidade regulatória e de intervir com antecedência para solucionar o problema a tempo. Estamos falando de sofisticação de TI e isso é algo inédito em âmbito nacional e quase internacional, contando que apenas uma reguladora que possui um projeto parecido.”

Outros pontos foram questionados no encontro e respondidos prontamente e claramente por Westenberger, como o aumento da atividade econômico do mercado segurador, a exposição de novos produtos em audiência pública, reserva das seguradoras, capital excedido, relação com o Ibracor e outras entidades do mercado, a atuação da Susep, relacionamento com órgãos regulatórios internacionais, entre outros assuntos.


Fonte: http://cqcs.com.br

%d blogueiros gostam disto: