Destacando os tipos de seguros que são importantes e obrigatórios para os caminhoneiros, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, orientou os ouvintes do programa Na Estrada, da Rádio Bandeirantes. A transmissão aconteceu na quinta-feira (07/05).
A contratação obrigatória do seguro para transporte de mercadorias, de acordo com o Decreto-lei 73/66, foi lembrada pelo presidente, que ressaltou a responsabilidade do embarcador na contratação da apólice.
“O caminhoneiro tem que verificar se a empresa ou o dono da carga fez a apólice do seguro. Pois para ele, individualmente fazer o seguro de uma carga ou de um transporte, fica um pouco mais oneroso, um pouco mais difícil”, completa.
Além do seguro da carga e do veículo, o caminhoneiro também deve se preocupar com responsabilidade civil para danos a terceiros, além do seguro de vida e previdência privada. “São aconselháveis, pois o caminhoneiro tem uma exposição de risco bastante grande, rodando pelas estradas do País”, alerta Camillo.
Mas ele enfatizou também que a cultura do seguro não é disseminada no Brasil. “Culturalmente falando, temos muito que avançar, o brasileiro é ainda um pouco refratário ao seguro”.
Fonte: www.segs.com.br