Como cuidar e proteger melhor sua câmera digital

camera
Imagem: Pixabay

Amamos nossas câmeras digitais, afinal elas são carregadas conosco nos melhores momentos, pelos menos nos mais dignos de serem fotografados, para profissionais então, a câmera é quase um órgão do corpo. Mas que tal parar para pensar: elas são indestrutíveis? Não quebram, não sujam e não apresentam defeitos? Bem, dificilmente, se tomarmos os devidos cuidados.

E existem ainda outros perigos: nossas máquinas fotográficas, principalmente as mais parrudas, são um dos alvos preferidos entre assaltantes oportunistas – basta um segundo de distração e sua câmera novinha pode desaparecer nas mãos de um criminoso.

Nós colhemos 6 dicas de proteção. Elas não são milagrosas, mas certamente vão quebrar um galho.

1 – Fuja de locais úmidos e empoeirados

Armários fechados e gavetas podem parecer boas opções para guardar sua câmera, mas uma surpresa desagradável pode acontecer se o equipamento for guardado em um local inapropriado por muito tempo. Antes de guardá-la, certifique-se de que o espaço é arejado, não pega sol ou umidade e está longe da poeira.

O mesmo cuidado vale até para cases profissionais: uma câmera guardada por muito tempo dentro de um case úmido ou mofado vai estragar da mesma maneira. O cuidado é redobrado se você mora perto do litoral: a maresia diminui muito a vida útil de equipamentos eletrônicos e pode danificar seriamente sua câmera.

2 – Proteja as lentes

Ao guardar ou transportar sua câmera, certifique-se de que as lentes estão bem protegidas e longe do contato com chaves, moedas ou outros objetos que irão arranhar sua superfície. Use uma capa ou bolsa específica para proteger sua câmera, ou envolva-a em um material que a proteja de choques ao transportá-la em uma mochila ou mala sem a capa.

3 – Fuja da água

O maior inimigo das câmeras digitais, com toda certeza, é a água. A menos que você possua um case específico, mantenha-a longe de ambientes onde possa receber respingos ou chuva.

4 – Conserve a câmera por dentro

Quando não for usar a máquina por longos períodos, retire as pilhas e o cartão de memória, guardando-os em um local fechado e seco. Limpe periodicamente os contatos do compartimento da bateria, usando um cotonete embebido em álcool isopropílico.

5 – Fotografando em locais públicos

Não dá pra evitar: em algum momento você vai querer fotografar em um local movimentado e cheio de perigos para sua câmera digital nova. Tome cuidado com os passantes para evitar que sua câmera caia no chão e seja pisoteada; segure a câmera sempre com a alça de proteção ao redor de sua mão, e nunca peça para estranhos tirarem uma foto sua, ou você pode nunca mais ver seu equipamento novamente.

6 – Evite mudanças de temperatura

Mesmo em um lugar seco, uma mudança brusca de temperatura pode causar condensação nas lentes de sua câmera. Se estiver em um local muito frio, deixe a câmera dentro da bolsa ou junto ao corpo o máximo possível.

O mesmo perigo de dano existe no caso oposto: não deixe sua câmera dentro do carro em um dia de sol, ou ela pode não funcionar quando você voltar. O calor excessivo pode danificar baterias e componentes mais sensíveis da máquina.

Dica Extra: Kit Limpeza

Se puder, é bom também comprar um kit de limpeza básico, que venha com uma flanelinha, um líquido não-corrosivo e uma bombinha para soprar ar.

Não precisa ter mania de limpeza. Limpe a lente assim que você ver que ela está suja, com marca de dedos, e assim por diante, e o restante quando você julgar necessário. Por exemplo: é sempre bom dar uma limpada na câmera depois de fotografar na praia, ou quando pegar muito vento, pois certamente terá areia ou poeira na câmera.


Fonte: http://www.mundomax.com.br/

%d blogueiros gostam disto: